quarta-feira, 21 de abril de 2021

MONTEMURO: PEDRA POSTA - PERNEVAL

 

Na bela serra de Montemuro, o dia de hoje fez-nos percorrer aldeias belíssimas e vales férteis ao longo de 29km e atingindo o cume do distrito de Aveiro: PEDRA POSTA(1222m) e o PERNEVAL(1275m).

As ribeiras atravessadas corriam para o Paiva ou Bestança.




Hoje saímos de Meridãos, percorrendo o vale da Ribeira de Covais, cuja águas nos acompanham até Aveloso, uma das primeiras aldeias de altitude a existirem nesta região, por força de apoiar os peregrinos que atravessavam o planalto desde o Porto até Lamego. 

















Daqui seguimos pelas Fragas da Ossa para São Pedro do Campo, local de romaria há desde tempos idos e onde a Ermida se destaca em meio a vestígios neolíticos. Este local com história e tradição, tampouco escapou às febre das eólicas. 
















Daqui até á Pedra Posta é um pulinho. O ponto mais alto do distrito de Aveiro. As  vistas são imensas: até ao mar, Porto, maciço da Gralheira, Estrela. 




















A descida para Noninha é tão bela quanto longa. Nem imagino se fosse ao contrário. 

















A aldeia é bonita e rodeada de belos campos férteis. Ali foi o almoço. 












Agora trepar até ao Perneval passando pelo Alto do Vale do Asno Onde fica o menir da Jugada, que assinala a divisão dos distritos de Viseu e Aveiro. 




Ao largo de Aveloso, a subida final ao Perneval, esse miradouro por excelência para o alto vale do Bestança e muito mais.
As vistas desde o Perneval

Com já 22km em cima das botas, falta agora descer para terminar o dia. Como sempre, evitar estradões é princípio, e por isso descobrir e inventar caminhos é necessário. 












Mais uma jornada inesquecível, de superação e descoberta.

GO HARD OR GO HOME

Abraços

LINK PARA O VÍDEO





Sem comentários: