sexta-feira, 2 de novembro de 2018

LÁ PELOS PÍNCAROS NA SERRA DO GERÊS

Começou cedo a jornada em busca de alguma neve lá pelo topo do norte de Portugal, mas, tão pouca era,  que em vez disso o dia acabou por render bem mais do que previsto. Subida directa ao cume da Nevosa pelo canal sudoeste, e descida pela parede oeste. Depois, toda a cumeada e topos até ao Curral das Negras, subindo àquele que está acima dos 1500m, um dos poucos que existem nesta serra.

Ainda deu para subir ao marco do Castanheiro antes de chegarmos ao carro antes das 15h. Pareceram poucos km estes 15,3 com 1008m de acumulado, mas souberam muito bem. 



 Abelheira acima vão eles, ainda nem são 8h da manhã.


 Abrigo do Curral da Biduíça



 Em direcção á Nevosa, que já se vê a espreitar...











 Já perto do Curral das Negras



 Aí está ela...



 E se lhe pegássemos pelo canal acima

 Aí está ele...


 Estamos aqui é para trabalhar

 Direitinhos ao cume, o topo do norte de Portugal, a rondar os 1550m de altitude.

 Lá longe o Trevinca a acenar dos seus nevados 2127m de altitude, sendo o mais alto da Galiza, e engraçadamente, á vista do mais alto do norte de Portugal.







 Do pico a seguir pela cumeada até às Negras, temos outro cume acima dos 1500, que permite esta vista incrível sobre a nossa Nevosa.

No cimo do cume, ainda sem nome nosso conhecido.1503m. Por cima das nuvens...


 A zona dos Carris...mas os paredões ganham

 Parapeito sobre esse belo Curral das Negras






 Restaurante bem abrigado



As eiras do curral

 Vigias chifrudos lá no cimo

 Ribeiro do Penedo

 Vale imenso do Biduíça


Castanheiro 1252m

 As vistas

 Tudo alinhado, Borrageiro II, Porta Ruivas, Caucão, Rocalva, Roca Negra, Arrocela...

 Alto das Eiras e as respectivas eiras em baixo





Em suma, um dia em que o sabor montanheiro foi intenso e permitiu vistas magnífcas e novas. A chuva prevista apenas para as 22h deste dia, segundo o Vitor Baía, começou em nossa perseguição logo que saímos das Negras. A sombra negra adensava-se sobre os hobbits atrevidos que tinham ido ao  santuário mais profundo, e agora os exércitos do céu tinham sido enviados em nossa perseguição vindos do norte. No Alto das Eiras fomos apanhados pela guarda avançada do exército, mas chegámos ao carro pouco depois, sem ser afectados. 15h à chegada, e chovia...isto é a Serra do Gerês.

A subida e descida da Nevosa por novas vias foi bastante gratificante e toda a cumeada até ao Curral das Negras e seus topos, um prazer de calcorrear.

Um abraço ao meu cúmplíce Alberto Pereira ( www.trilhosanorte.blogspot.com) nestes "crimes" ambientais. Foi um  treino bem passado neste belíssimo ginásio do nosso norte.


Até breve e boas caminhadas a todos.








Sem comentários: