sexta-feira, 20 de março de 2015

Abrigos seculares no Vale do alto Rio Homem

Calcorrear a serra imbuído do propósito focado, de levantar um pouco mais do véu sobre a história destes locais era a missão. 
 
No processo, todos os ingredientes deste belo cozinhado: curiosidade, actividade física, superação, contemplação, convívio, descoberta, orientação.
 
A missão era assinalar, registar e descobrir velhos abrigos na margem direita desse rio extraordinário que dá pelo nome de Rio Homem. Neste rio fui, muito cedo em criança, iniciado ao contacto com a natureza, pela mão de meus pais, acapando no antigo parque da Albergaria, e mais tarde também a jusante, abaixo de terras de Bouro, até Caldelas.
 
A zona do Vale do alto Homem, começa onde acaba a mata da Albergaria, a Nordeste, junto da Ponte sobre o rio, e caminho que leva até à zona das antigas Minas dos Carris. Por muitos km, o rio é guardado Imperialmente, pelas encostas abruptas da serra, junto à fronteira, subindo desde os cerca de 750 até 1400m de altitude.
O estradão segue do lado esquerdo(quem sobe) e do lado direito, uma zona plena de vestígios da actividade humana, mas bastante esquecidos, abandonados e escondidos pelo tempo e a vegetação densa. Ora...é precisamente aí que nós entramos nesta história...
As gentes de outrora, aproveitando as circunstâncias geológicas naturais, adicionavam da sua inventiva criatividade aguçada pela necessidade, seguramente aquilo que lhes daria algum extr,a ainda que pouco, de conforto, no trânsito pela dura serra. Quem está habituado a estas andanças, sabe dar valor a um abrigo, ainda que tosco, que nos pode proteger o suficiente das intempéries, durante o dia e princialmente, durante a noite.
Nesta zona que visitámos, foi possível levantar registo de muitos abrigos deste género, bem como passagens, muros, caminhos lajeados, etc. Uma zona practicamente desprovida de mariolas, ou sinais visíveis de caminhos. A satisfação de, após árdua pesquisa sem garantia de sucesso, pelo meio do mato cerrado, e após vários arranhões e luta, descobrir velhas estruturas seculares, recompensa largamente o sentido da descoberta ansiosa. Isso aconteceu várias vezes neste dia de excelentes condições para a práctica do pedestrianismo.
 
Por momentos, quase que esqueço as vistas belíssimas do próprio rio, que nos acompanhou com vida a todo o momento; deixarei esses registos para publicação dedicada.
 
Todos estes abrigos registados, apresentavam estruturas anexas por mão humana. Alguns exemplos, acompanhados de VÍDEO










Sem comentários: