sexta-feira, 18 de abril de 2014

Gerês Oriental - Pitões das Júnias

Depois de uma dormida acampada perto de Pitões, onde aproveitei para conhecer alguns dos moradores locais, o início da jornada pelas 7h30, tendo em vista fazer o reconhecimento para um objectivo pessoal a concretizar em breve: percorrer a distância de Pitões até Portela do Homem(cerca de 20km), no menor tempo possível.

Foi possível nesta actividade de 12h, conhecer recantos lindíssimos, cascatas, lagoas, currais, miradouros naturais do melhor que temos por cá, e avistar fauna típica: águias, cabras selvagens, víboras e garranos.

A experiência de caminhar sozinho é diferente, única. Coloca-nos num misto de deslumbramento, meditação e cuidado extra, apenas recomendável a quem tenha alguns parafusos a menos e conheça minimamente as leis da serra. É como conduzir na estrada(mas não tão perigoso): temos de saber as regras.

A distância percorrida terá rondado os 20km, embora na Serra do Gerês, a unidade de distância não é o (km), mas sim o kmg(kilómetro geresiano (distãncia+desnível+tipo de piso+peso da mochila+condições atmosféricas+condição física+motivação).

Vou-me abster de descrever pormenorizadamente a localização do percurso, pois temo que haja ignorantes que se dediquem a estragar aquilo que deve ser respeitado, apenas referindo o ponto de partida de um percurso circular a partir da capela de S.João da Fraga.

Abraço a todos
















Sem comentários: