quinta-feira, 4 de outubro de 2018

PICOS DA EUROPA - Uma nova ordem de Grandeza

O Maciço Central do Parque Nacional dos Picos da Europa, localizado entre as províncias de León, Cantábria e Astúrias, é para alguém como eu que cresceu habituado principalmente ao  registo Geresiano, um cenário que me obriga a rever a minha própria dimensão como amante do pedestrianismo e montanhismo...rever para baixo. Especialmente depois de verificar in loco, o grande diferencial de cultura montanhesa que separa os dois países ibéricos.

Apesar de em 2017 esta mesma equipa Tuga se ter atirado com sucesso, em três dias seguidos, aos mais elevados cumes do espectacular parque de Fuentes Carrionas, casa de uma das mais difíceis montanhas Ibéricas, que dá pelo nome de "El Espigüete", as dificuldades que também o Curavacas e o Peña Prieta nos colocaram, foram, olhando a esta distância, apenas um passo feliz para nos aproximar daquilo a que nos propusémos alcançar nesta outra terra de Los Urrieles, um pouco mais acima, no reino do deserto da pedra infinita, da cascalheira interminável, da secura e do desterro, dos desníveis absurdos e progressão penosa. O olho de Sauron, desde a torre cimeira, mirou surpreendido a chegada destes três pequenos hobbits portugueses, que adentrando pela primeira vez este domínio,  valentemente armados de um simples coração apaixonado e do anel da amizade, conseguiram ao fim de três dias conquistar não só o sexto e sétimo mais altos cumes dos mais de 250 acima dos 2000m que por lá existem, como também a mais alta de todas, de onde o vilão maior vigia atento tudo abaixo de si. 

Dedico estas conquistas em forma de agradecimento, às nossas mulheres que são aquelas que ficando de fora, nos dão força e possibilidade de viajar nesta paixão.



Destes três dias que irei publicar em separado proximamente, ficam apenas alguns marcos de uma jornada única no assalto à fortaleza:


Canal da Jenduda
Torre Blanca 2619m
Vega de Liordes - Tornos de Liordes
Peña Vieja 2617m
Collada Bonita 2382m
Torre Cerredo 2650m


Os hobbits tugas, Alberto(www.trilhosanorte.blogspot.com), Jorge(www.cabradogeres.blogspot.com) e Alexandre



to be continued...




Sem comentários: