Na bela serra de Montemuro, o dia de hoje fez-nos percorrer aldeias belíssimas e vales férteis ao longo de 29km e atingindo o cume do distrito de Aveiro: PEDRA POSTA(1222m) e o PERNEVAL(1275m).
As ribeiras atravessadas corriam para o Paiva ou Bestança.
Hoje saímos de Meridãos, percorrendo o vale da Ribeira de Covais, cuja águas nos acompanham até Aveloso, uma das primeiras aldeias de altitude a existirem nesta região, por força de apoiar os peregrinos que atravessavam o planalto desde o Porto até Lamego.
Daqui seguimos pelas Fragas da Ossa para São Pedro do Campo, local de romaria há desde tempos idos e onde a Ermida se destaca em meio a vestígios neolíticos. Este local com história e tradição, tampouco escapou às febre das eólicas.
Daqui até á Pedra Posta é um pulinho. O ponto mais alto do distrito de Aveiro. As vistas são imensas: até ao mar, Porto, maciço da Gralheira, Estrela.
A descida para Noninha é tão bela quanto longa. Nem imagino se fosse ao contrário.
A aldeia é bonita e rodeada de belos campos férteis. Ali foi o almoço.
Agora trepar até ao Perneval passando pelo Alto do Vale do Asno Onde fica o menir da Jugada, que assinala a divisão dos distritos de Viseu e Aveiro.
Ao largo de Aveloso, a subida final ao Perneval, esse miradouro por excelência para o alto vale do Bestança e muito mais.
As vistas desde o Perneval
Com já 22km em cima das botas, falta agora descer para terminar o dia. Como sempre, evitar estradões é princípio, e por isso descobrir e inventar caminhos é necessário.
Mais uma jornada inesquecível, de superação e descoberta.
GO HARD OR GO HOME
Abraços
LINK PARA O VÍDEO
Sem comentários:
Enviar um comentário