terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

O TREINO: PARTE I - SERRA AMARELA

De volta às lides serranas com este primeiro treino para um jogo bem maior. A Serra Amarela permitiu beber do prazer da descoberta, da superação, da enorme beleza e claro, das águas frescas, sinónimo da generosidade de algo maior, que nos entram pela goela ressequida como um néctar dos Deuses.

Cerca de 22km com declive acumulado de 1439m. Grandes declives e passagem por locais ainda não reconhecidos anteriormente. 


Um belo dia de primavera antecipada para fevereiro leva-nos de volta à bela serra Amarela no único parque nacional português. Objectivo menor, uma rota circular, exploratória, passando pelo simbólico cume da Louriça, infelizmente local feio, por estar esventrado pelo monstro da "civilização" com estradões, estruturas variadas, antenas gigantescas, enfim... Mas não se preocupem, quando eu for o mandatário, mando aplanar aquelas tretas e fechar o santuário aos motores. A César o que é de César.











ALGUNS DOS LOCAIS DE PASSAGEM:

Porto das Furnas
Toutas
Miradouro da Varziela
Esporão
Poto do Azeveiro
Ruivas
Curral de Peijoane
Costa da Cabra
Corisco
Ramisquedo
Louriça
Alto do Muro
Chã do Muro
Châ do Salgueiral
Peito de Gemessura












































E em jeito de apontamento final de um dia fantástico, deixo o recado aqui e também ás entidades competentes já enviado que além de o trajecto da GR34 estar com marcações em muitos casos bastante duvidosas, agora o corrimão de apoio perto da estrada está totalmente queimado e neste estado:












No inicio do dia passamos por um casal de espanhóis que íam fazer a subida à Louriça. Nunca mais os vimos...




SEJAM FELIZES SE...COM CUIDADO.
GRANDE ABRAÇO

Abraço ao cúmplice Alberto Pereira



1 comentário:

Alberto Pereira disse...

Excelente treino!
Durinho, mas era mesmo isso o que se pedia.
Sempre com o foco em novos desafios.
Grande abraço!