sexta-feira, 10 de agosto de 2018

RAFA, TULI - NEVOSA - SERRA DO GERÊS

No meio deste quente agosto, lá se arranjou um dia mais fresco para dar corda às botas e ir treinar para a serra, acompanhado pelo Rafael e pela Tuli, que eram estreantes na visita ao ponto mais alto da serra do Gerês e do norte de Portugal. A Tuli ainda a recuperar de uma intervenção cirúrgica estava com fome de  monte...que foi coisa que não lhe faltou hoje. Chegar à Nevosa vindo donde seja, é sempre uma boa estirada, e neste caso, acrescida pelo desenho do percurso:

Subida do Ribeiro da Abelheira, Biduiça, Subida do Corgo das Lamelas até á fronteira, Chegada ao Pico da Nevosa pelo lado espanhol, Garganta das Negras até ao Alto das Eiras, Descida final para o carro.Total: 18km e 1225m de desnível acumulado. Parabéns ao Rafa e à Tuli pela conquista montanheira.



Neste dia pudémos presenciar um drama serrano, um episódio da vida selvagem, digno de ser filmado por profissionais. 
A certa altura, sentindo a nossa presença, algumas dezenas de metros à nossa frente, um bando de 12 grifos, levanta lentamente vôo desde o chão, ganhando altitude com as suas asas de enorme envergadura, até ficarem a pairar lá por cima, sem se afastarem. Em tom de brincadeira, disse que se calhar viémos estragar-lhes o almoço. Pois... efectivamente era isso; um pouco á frente estava a carcaça fresca de um cavalo muito jovem, ainda meio comida onde estes senhores estavam a trabalhar. Os grifos(da família dos abutres), são aves maiores que as águias, podendo ostentar até 3m de envergadura, e que em Portugal se resumem a umas centenas de casais... hoje deviam estar ali um clã inteiro. 

Os abutres alimentam-se de carne putrefacta pelo que ficou por apurar a verdadeira causa da morte recente deste infeliz potro, separado da manada, que pastava um km à frente. 








Quanto ao resto, um dia de paisagens como eu gosto, sol mas pontilhado pelas nuvens e sombras espalhadas. Uma maravilha para as vistas. 

Lá bem longe, escondida no meio das nuvens, o cume que nos esperava…Na foto de baixo já estava descoberta.






A Nevosa desde o lado oriental...



Lá do lado espanhol...



E este que por uns poucos metros não era Lusitano, o mais alto.


Ataque aos 1548m, o tecto da Serra do Gerês


Champions

Nesta altura a Tuli não sonhava com a sua veia montanheira...ou sonhava?



Avistando para sudoeste a represa dos Carris

E para nordeste...

 Garganta das Negras





E agora, lá do Alto das Eiras, avistamos um pequenino ponto azul. Para chegar ao carro, temos de descer cerca de 300m de declive razoável. Há que treinar...


Onde é que eu já vi isto??? Clicar para ver imagem...



Bela memória para mais tarde recordar



Abraços e boas caminhadas















1 comentário:

Lírio disse...

Excelente!!!
Parabéns ao Rafa e à Tuli, uma verdadeira guerreira!

Grande Abraço
Lírio